Total de visualizações de página

domingo, 27 de março de 2011

O Princípio de Causa e Efeito – Análise de Jó 22:21-30

 

Mensagem de Dan Duke – Mesa Redonda São Paulo 2011.


Lideres são estabelecidos por Deus para serem exemplos; o líder mais bem sucedido é aquele que se detém firmemente aos fundamentos.

“Então, disse Moisés ao SENHOR: O SENHOR, autor e conservador de toda vida, ponha um homem sobre esta congregação que saia adiante deles, e que entre adiante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar, para que a congregação do SENHOR não seja como ovelhas que não têm pastor.” (Números 27:15-17).

O líder deve ser aquele que vai à frente; que mostra o exemplo em sua vida pessoal. Não Podemos levar ninguém a algum lugar diferente, se nós mesmos não tivermos aprendido o caminho. “Não precisamos mais de pregações/ mensagens; antes precisamos deixar fluir de nós a unção que foi dada pelo Espírito Santo.

Há um fundamento para a vida cristã: toda causa provoca um efeito, e o texto do livro de Jó nos mostra isso.

21) Apega-te (no original, Ministra ao Senhor), pois, com ele e tem paz, e assim te sobrevirá o bem.22) Aceita, peço-te, a instrução que profere e põe as suas palavras no teu coração. 23) Se te converteres (no original: retirar-se para a presença do Senhor) ao Todo-Poderoso, serás restabelecido; se afastares a injustiça da tua tenda (tabernáculo; nós somos o tabernáculo/ habitação de Deus) 24) e deitares ao pó o teu ouro e o ouro de Ofir entre pedras dos ribeiros, 25) então, o Todo-Poderoso será o teu ouro e a tua prata escolhida. 26) Deleitar-te-ás, pois, no Todo-Poderoso e levantarás o rosto para Deus. 27) Orarás a ele, e ele te ouvirá; e pagarás os teus votos. 28) Se projetas alguma coisa, ela te sairá bem, e a luz brilhará em teus caminhos. 29) Se estes descem, então, dirás: Para cima! E Deus salvará o humilde 30) e livrará até ao que não é inocente; sim, será libertado, graças à pureza de tuas mãos.” (Jó 22:21-30).

Se eu MINISTRAR ao Senhor (causa), o que parece ser uma coisa muito simples, mas exige de mim dedicação e reconhecimento de quem Ele é, então, terei paz para com Ele (efeito), e o bem virá sobre minha vida (efeito). A palavra (bem) no original também traz a idéia de (coisas boas, preciosas; gente boa; prosperidade e favor de Deus). 

Aceitar a instrução do Senhor e guardar suas palavras no coração implica em obedecer, na prática da minha vida diária, aquilo que aprendi do Senhor.

Quando minha vida mudar como líder, depois de aprender a ministrar a Deus, as pessoas, que antes só “ouviam” minhas mensagens, passarão a me seguir. E poderão perguntar o que “tenho de diferente”, e a resposta será: Ministrar ao Senhor é o segredo da minha paz e prosperidade!

As pessoas não seguem o que eu falo, mas sim o que vêem em minha vida. O povo faz o que os líderes fazem. Seja avarento, dê moedas de oferta, e verá o povo respondendo na mesma proporção.

No verso 23, há um chamado para retornar/ converter ao Todo Poderoso, mas no original a palavra empregada é retirar-se, dando o sentido que não se trata de voltar ao início da nossa fé, mas sim de retirar-se para um lugar para ter com Deus; é sair da linha de frente de muitas coisas que nos distraem, para estar com o Todo Poderoso, em sua presença.   Se você se retirar para estar com o Todo Poderoso (causa), então será restaurado (efeito), se afastar a iniqüidade (algo que não tem limite; sem lei) do teu tabernáculo (lugar da habitação do Altíssimo), e deitar o teu ouro (as coisas preciosas que possui) no pó, e o ouro de Ofir (ouro mais puro, coisas divinas) entre as pedras dos ribeiros (causa), então o Todo Poderoso te será por OURO, e por PRATA preciosa. O próprio Senhor será o nosso maior bem, nosso tesouro de maior valor, sua Divindade em nós, nossa Salvação (efeito).

Verso 26: Certamente se deleitará (no original: ser moldável, flexível nas mãos do Senhor) no Todo Poderoso, e levantará seu rosto ao Senhor, sem vergonha, sem embaraço, sem pecado... Este é o privilégio mais precioso que uma pessoa pode experimentar: Deixar-se moldar nas mãos do Senhor até que a obra de Suas mãos esteja completa, e o resultado, o efeito disso será o livre acesso à Presença Dele, vê-lo face a face, sem ter do que se envergonhar; ser completamente aceitável a Ele, sem ter porque se esconder. 

Verso 27: Orarás a ele, e ele te ouvirá; e pagarás os teus votos. (efeito). Verso 28: Se projetas alguma coisa, ela te sairá bem, e a luz brilhará em teus caminhos (efeito). Verso 29: Se estes descem, então, dirás: Para cima! E Deus salvará o humilde (efeito). Verso 30: e livrará até ao que não é inocente; sim, será libertado, graças à pureza de tuas mãos (efeito).”
Uma pequena ilustração:

Os coelhos são animais fracos e vulneráveis, mas constroem sua habitação na rocha. Quando uma águia se aproxima para devorá-lo, ele não a enfrenta, não a chama para a “briga”, antes, ele corre para a rocha. Sua força não está em quem o coelho é, mas sim em quem (ROCHA) o coelho habita. Nós somos vulneráveis em nossa humanidade, mas se habitarmos na Rocha/Jesus estaremos seguros.

Lembre-se:

Ministrar a ELE = Relacionamento de intimidade com o Senhor Jesus Cristo;
Retirar-se para estar em Sua Presença;
Ser maleável nas mãos do Senhor, para ser transformado à Sua imagem e semelhança, a fim de poder erguer o rosto para Ele, sem ter nada do que se envergonhar.

Hebreus 12:2  “... olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus...”


Nenhum comentário:

Postar um comentário